O corretor de planos de saúde pode ter atuação vinculada a uma única operadora ou
ser um intermediador para várias delas, pode atuar exclusivamente com a
intermediação de planos individuais ou ser um especialista em planos coletivos
empresariais. Também pode apresentar-se como pessoa física ou jurídica.
Os corretores de seguros têm um papel fundamental na distribuição e venda de
seguros, tendo em vista que são intermediários independentes que negociam contratos
de seguro para pessoas que procuram proteção para o seu patrimônio, saúde ou vida.
A divulgação através de site na internet nos dias atuais passa a ser um item
fundamental para a promoção do negócio, pois cada vez mais as empresas e pessoas
físicas consultam a internet para resolver problemas, procurar produtos e soluções
para as suas demandas.
O corretor não assume riscos em relação ao seguro contratado. Ele presta assessoria
ao cliente na avaliação de riscos, definindo o valor e a natureza do seguro e auxiliando
o cliente na seleção da companhia seguradora que lhe ofereça as melhores condições
de proteção, atendimento e custo.
Em geral, os Corretores estão localizados em regiões centrais das cidades e bairros
mais populosos facilitando o acesso ao seu público consumidor.
Embora as grandes Seguradoras nacionais tenham presença em todas as capitais do
país, com o desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação, o Corretor
de Seguros não precisa estar fisicamente próximo das Companhias Seguradoras.
Vendas e Relacionamento com Clientes – prospectar clientes, demonstrar os
benefícios dos produtos e fechar vendas é a base do negócio da corretora.
A força de vendas das corretoras são os corretores de seguros, prepostos e
assistentes comerciais, que realizam o fechamento de negócios através de visitas,
contatos telefônicos, e-mail, etc., com seus clientes.
O corretor comercializa os produtos desenvolvidos e colocados à disposição do
mercado pelas Companhias Seguradoras. Ele pode atuar somente em alguns ramos
ou especializar-se (em um segmento pessoa física ou jurídica, por exemplo) ou atuar
em vários ramos.
É fundamental conhecer profundamente o perfil e as necessidades dos clientes, para
ofertar pacotes de produtos com alto valor agregado. Quanto maior seus
conhecimentos de determinado ramo específico, maior será sua capacidade de
agregar valor. Existem ramos muito complexos como Plano de Saude, Seguro Saude
É importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os serviços que estão
sendo adicionados e desenvolver opções específicas com o objetivo de proporcionar
ao cliente um produto diferenciado. Além disso, conversar com os clientes atuais para
identificar suas expectativas é muito importante para o desenvolvimento de novos
serviços ou do atendimento personalizado, o que amplia as possibilidades de fidelizar
os atuais clientes, além de cativar novos.
O empreendedor deve manter-se sempre atualizado com as novas tendências, novos
produtos ou mudanças de leis e regulamentos que influenciam a vida dos clientes.
Os meios para divulgação de uma Corretora de Seguros variam de acordo com o porte
e o público-alvo escolhido. Negócios dessa natureza requerem contato pessoal e ainda
são valorizados os atributos atitudinais e comportamentais dos corretores. Nos
primeiros meses de existência da empresa, é fundamental o contato pessoal. Com o
crescimento da confiança por parte dos clientes, as renovações passam a ser
realizadas por telefone ou internet, principalmente no caso do seguro de automóveis.
São denominados corretores as pessoas que se interpõem entre duas ou mais
pessoas, físicas ou jurídicas, para a realização de transações comerciais.
Caracterizam-se, assim, os corretores pelos atos de intermediação praticados para a
realização de uma operação comercial,
O corretor é peça fundamental para o desenvolvimento das atividades da operadora,
quando esta busca a ampliação da sua participação no mercado e a angariação de
novos associados, seja de planos individuais ou coletivos. Seu papel é também
relevante na manutenção do equilíbrio etário da carteira, angariando associados,