Ofereça benefícios
Existem itens obrigatórios previstos em lei que sua empresa deve respeitar. Porém, oferecer benefícios extras pode ser o diferencial para que o funcionário dê preferência a trabalhar na sua companhia, como planos de saúde, assistência odontológica.
O sucesso de uma empresa dentro de um mercado cada vez mais competitivo depende de diversos fatores, por exemplo: qualidade dos produtos e serviços oferecidos, bom trabalho colaborativo, compromisso com a empresa, entre outros. Para isso, é essencial manter os funcionários satisfeitos.
Todas essas atividades dependem diretamente dos colaboradores. Portanto, é importante que a gestão possa contar com um time que conheça os objetivos da empresa e que trabalhe com afinco.
Assegurar a satisfação dos colaboradores faz com que eles produzam mais e melhor, reduz a rotatividade no corpo de colaboradores, aumenta o engajamento da equipe, torna o ambiente de trabalho mais leve e atrai novos talentos para sua empresa, entre outros. Além disso, um corpo de funcionários engajados contribui muito para a evolução da estrutura organizacional da companhia.
Para isso, neste post explicaremos melhor como renegociar o plano de saúde empresarial
O que vai contar no momento da renegociação do plano de saúde empresarial
No momento de renegociar, são várias as questões. Nesse caso, será levado em conta o índice de sinistralidade (quanto mais se gastar com os tratamentos utilizados, maior será o índice) como principal responsável por aumentos que não estavam no orçamento.
Assim, é necessário compreender os itens que influenciam nesses reajustes. Vejamos, a seguir, alguns deles:
· índice de sinistralidade: corresponde ao percentual que foi gasto para cobrir custos com sinistros, sendo maior conforme a utilização do plano para cobrir grandes gastos com tratamentos
· risco intrínseco na área de atuação: a depender da área que atua a organização e o risco que expõe os funcionários na atividade, isso será levado em consideração no momento de tarifar.
· inflação de itens médicos: diante de um aumento nas despesas com equipamentos, remédios ou instalações, por exemplo, isso é repassado nos reajustes
· faixa etária dos funcionários: a depender a idade, os riscos de se desenvolver doenças também aumentam o valor dos planos de saúde — sejam estes empresariais ou não
· abrangência geográfica da rede credenciada: seus funcionários estão constantemente viajando? Nesse caso, será necessário contratar um plano de saúde empresarial com abrangência nacional, se houver necessidade de atendimento em algumas dessas viagens
Então, com base nessas informações e o cruzamento com as necessidades dos funcionários, sua empresa terá mais chances de sucesso no processo de traçar uma estratégia
Há a opção de contratação de planos NACIONAIS ou REGIONAIS. O que isso significa: se você contrata um plano REGIONAL – que é significativamente mais barato – o seu funcionário só poderá ser atendido na área de cobertura contratada (por exemplo, em São Paulo, capital). Se ele estiver em viagem para o Nordeste e tiver uma necessidade lá, o plano não cobrirá nada. A diferença de preço não é grande, portanto, dê preferência para planos nacionais.
Este é um item muito relevante ao se contratar um plano de saúde empresarial: qual é a carência, ou seja, qual é o período de tempo que seus funcionários NÃO estarão cobertos a partir da contratação.
Tipos de plano – segmentação assistencial
Deve-se observar se o plano escolhido atende às necessidade de cobertura.
Plano referência: Obrigatoriamente oferecido pelas empresas que vendem planos de saúde. Garante assistência ambulatorial, hospitalar e obstétrica, com cobertura integral nos casos de urgência e emergência com acomodação em enfermaria.
Plano ambulatorial: Inclui os atendimentos em consultas, sem limite de quantidade, e os procedimentos diagnósticos e terapêuticos para os quais não seja necessária internação hospitalar, além de cobertura para pré-natal.
Plano hospitalar com obstetrícia: Além do que está incluído no plano sem obstetrícia, o plano com obstetrícia inclui pré-natal, parto e pós-parto. Também é garantido o atendimento ao recém-nascido, por 30 dias, assim como sua inscrição como dependente sem o cumprimento de carências pelo bebê, desde que o titular (pai ou mãe) já tenha cumprido.
Plano odontológico: Inclui os procedimentos odontológicos realizados em consultório. As cirurgias odontológicas que necessitem de estrutura hospitalar só serão integralmente cobertas se o plano hospitalar também tiver sido contratado.
Combinações de planos: As empresas que vendem planos de saúde podem oferecer combinações diferentes de planos, à exceção do plano tipo referência, como por exemplo: plano ambulatorial; plano hospitalar; plano ambulatorial + hospitalar com obstetrícia; plano ambulatorial + hospitalar + odontológico e com obstetrícia; entre outros. Caberá ao beneficiário escolher o que for mais adequado às necessidades.